TECNOLOGIA QUE AJUDA

Desde o final da década de 70 as Forças Armadas Norte Americanas buscavam uma forma de teleguiar mísseis de longa distância. Eles imaginavam que, se essas "bombas voadoras" enxergassem comos próprios olhos, elas poderiam, durante o vôo, desviar de montanhas, aves, aviões e helicópteros que estivessem voando no trajeto entre o missil e o alvo interessado. Com isso aviões e pilotos americanos seriam poupados.

Toda esta tecnologia de guerra evoluiu fazendo com que equipamentos "inteligentes" desenvolvidos a partir de leitores de imagem de raios ultra-violetas e infra-vermelhos fossem aperfeiçoados. Hoje podem ser usados para servir a humanidade.

Usando leitores de imagem estes equipamentos podem estabelecer um alvo fixo sobre a córnea, iris ou retina de um paciente e orientar o computador que houve uma mudança na posição do olhar (EYE TRACKER). 

Alguns serviços que trabalham com portadores de deficiência física, com pessoas que ficaram paralisadas e não conseguem mexer mãos e pés, usam o movimento do olhar do paciente para movimentar um mouse virtual. Com a ajuda deste mouse o paciente navega na internet, escreve, lê.....

Na área da Oftalmologia o EYE TRACKER é usado para corrigir a emissão de raios laser durante a correção cirurgica da miopia, astigmatismo e miopia e também para estudo e análise dos movimentos sacádicos do olhar. 

Nossos olhos, para que a cena observada seja compreendida e memorizada, necessitam fixar sobre o alvo visual durante um período mínimo, seja uma silaba, uma palavra ou uma frase. Se este período não é atingido, a leitura poderá  não acontecer ou ser prejudicada. Alguns autores denominam estas situações de Dislexia de Leitura. Nós temos receio desta nomenclatura. Muitos daqueles que atuam nas áreas da educação confundem esta Dislexia com a Dislexia do Desenvolvimento. E, sabemos que uma nada tem a ver com a outra. Nós preferimos enquadrar estes pacientes nos Distúrbios de Aprendizagem relacionados ao Processamento Visual.

O exame em nossa clínica não poderia ser completo se os movimentos oculares não fossem extensivamente estudados. Para isso nossa clínica dispõe de um rastreador dos movimentos oculares (EYE TRACKER).