O QUE SÃO TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM ?

Existem várias definições para Trantornos da Aprendizagem. A mais usada pelos médicos é aquela que foi estabelecida pela Associação Americana de Psiquiatria e que é descrita no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM IV publicado em 2002.

Nos Transtornos da Aprendizagem estão incluidos o Transtorno da Leitura, da Matemática, da Expressão Escrita e Transtorno da Aprendizagem Sem Outra Especificação.

Os transtornos da aprendizagem são diagnosticados quando os achados do indivíduo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matematica ou expressão escrita estão substâncialmente abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência. Os problemas de aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura, matemática e escrita. 

As anormalidades subjcentes do processamento cognitivo (por exemplo deficits na percepção visual, processos linguisticos, atenção, memória ou uma combinação destes) frequentemente precedem ou estão associadas com os Transtornos da Aprendizagem.

Em nosso serviço avaliamos as anomalias do processamento visual em busca do diagnóstico específico para portadores de:

  1. Dislexia
  2. Discalculia
  3. Disgrafia
  4. Dislalia
  5. Disortografia
  6. Deficit de Atenção
  7. Hiperatividade
  8. TDAH
  9. Autismo
  10. Distúrbio do Processamento Auditivo Central
  11. Distúrbios de Associação dos Processamentos Auditivo e Visual
  12. Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor
  13. Sindrome de Irlen
  14. Distúrbios Proprioceptivos
  15. Referência cruzada
  16. Simultanagnosias
  17. Doenças neurodegenerativas